nov 17

SANTO ANTÔNIO DE LISBOA| Município se torna o primeiro do estado do Piauí a concluir a primeira etapa do Programa Federal Criança Feliz

O Município de Santo Antônio de Lisboa-PI, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, se tornou o primeiro município no Estado do Piauí a concluir a primeira etapa do Programa Federal Criança Feliz.

O programa, que atende gestantes, crianças de até 3 anos ou até 6 anos beneficiárias do BPC, realizou 100 visitas domiciliares, meta pactuada entre Ministério de Desenvolvimento Social-MDS e Secretaria Municipal de Assistência Social.

O público assistido é beneficiário do Programa Bolsa Família e, geralmente, encontra-se em situação de vulnerabilidade social, necessitando de uma maior atenção do poder público.

As visitas tiveram início no final de julho e se encerraram no final de agosto, zona urbana e rural, e conta com a visita de um técnico capacitado e credenciado pelo Programa Criança Feliz, que repassa informações para a mãe, pai ou responsável da criança, para que ajude no desenvolvimento infantil.

A partir da visita das equipes, a criança ou gestante, tem um acompanhamento permanente, garantindo que nos primeiros mil dias ou primeira infância, tenhasse garantidos os serviços e orientações necessárias ao seu crescimento saudável e seguro.

Cumprindo com a metodologia do Programa e em conformidade com a periodicidade de visitas do público, na segunda semana de setembro, todas as famílias que foram selecionadas no município, serão novamente visitadas, dando continuidade às etapas seguintes.

A coordenadora do Programa Criança Feliz, a assistente social Maria Claudeia, relatou a importância do programa. “O Programa Criança Feliz é uma ferramenta de potencialização de serviços que compõem a rede de proteção da criança e do adolescente. Todos os dias precisamos fortalecer essa rede, para impedir que esses direitos sejam violados”.

A secretária de assistência social, Marciana Regina, falou sobre os desejos da secretaria para com as crianças. “A Secretaria Municipal de Assistência Social quer que em todo o município, as nossas crianças sejam preservadas e assistidas em todas as suas necessidades. O que tiver dentro das possibilidades da nossa gestão, quero o empenho de todos para a causa da criança”.

O prefeito do município de Santo Antônio de Lisboa, Wellington Carlos, ressaltou todo apoio e suporte que tem dado para a execução do programa. “Na nossa gestão, temos tentado dar todo o suporte necessário para o pleno funcionamento do Programa Criança Feliz e outros, a exemplo do Selo Unicef e Prefeito Amigo da Criança. A criança, o idoso, a pessoa com deficiência, a família é a nossa bandeira de luta. O que estiver ao nosso alcance enquanto gestão pública, sempre estaremos dispostos a fazer o que for necessário para minimizar as desigualdades sociais”.