«

»

fev 18

Secretária e coordenadora em Saúde de Santo Antônio de Lisboa participam do ‘Seminário aos novos gestores do SUS’

Segundo as representantes de Santo Antonio de Lisboa, secretaria Dra. Priscila Leal e coordenadora Luzilene Silva, o evento foi enriquecedor nos diversos pontos debatidos, oferecendo aos participantes uma oportunidade de integração com o meio em todo estado e também de esclarecimentos de dúvidas.

A secretária de Saúde de Santo Antonio de Lisboa, Dra. Priscila Leal e a coordenadora local da Atenção Básica, Luzilene Silva, participaram nesta quarta (8) e quinta-feira (9) do ‘Seminário de Acolhimento aos Secretários Municipais de Saúde’ edição 2017, realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (COSEMS) e pela Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) com apoio da Associação Piauiense de Municípios (APPM).

A programação contou com palestra do  secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, abordando as perspectivas da gestão estadual do SUS-PI, além do presidente do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde, Mauro Juqueira, com a temática sobre a função de gestor em saúde.

O evento objetivou orientar novos gestores em saúde dos municípios piauienses receberam sobre o funcionamento dos principais programas e sistemas estaduais e federais do setor, os quais devem, com assiduidade, ser devidamente abastecidos das informações e acontecimentos locais da área.

“Esse é um momento para o acolhimento aos novos secretários que assumiram esse o desafio de gerir a saúde local, como também será promovida a integração desses atores, proporcionando a troca de inquietações e aspectos que são comuns aos gestores”, explica Leopoldina Cipriano, presidente do COSEMS.

Em 2017, a COSEMS pretende garantir os repasses do cofinanciamento da saúde que estão em atraso, bem como a ampliação dos setores de saúde mental e vigilância.

Em seu pronunciamento, o presidente da APPM, Gil Carlos, afirmou que o maior desafio da saúde é a concreta universalização do Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo a todos os cidadãos de maneira satisfatória.

“Se, como gestores municipais, conseguirmos concentrar nossos esforços na Atenção Básica, que é a responsabilidade legal dos municípios, resolveremos 85% das demandas em saúde da população. Para isso, necessitamos do apoio dos demais entes e do comprometimento de todos”, pontuou o presidente.

Segundo as representantes de Santo Antonio de Lisboa, secretaria Dra. Priscila Leal e coordenadora Luzilene Silva, o evento foi enriquecedor nos diversos pontos debatidos, oferecendo aos participantes uma oportunidade de integração com o meio em todo estado e também de esclarecimentos de dúvidas. Para as mesmas, a oportunidade de participação é ainda uma demonstração do empenho e seriedade com a qual o prefeito Wellignton Carlos trata as questões de gestão em saúde na sua administração, afim de que se realize um trabalho de maneira correta e com muita organização para o bom desenvolvimento dos atendimentos de saúde no município.

Fonte: PIAUI EM FOCO (http://www.piauiemfoco.com.br/categoria/municipios/santo-antonio-de-lisboa/)