Informática na Administração Pública

Diariamente, milhões de pessoas em todo o mundo se conectam à Internet, mais de 12 milhões de e-mails são enviados. Isso, sem mencionar o número de negócios fechados e dinheiro movimentado. O número parece assustador. Entretanto, com o advento do computador e mais tarde da Internet, as informações e grandes negócios acontecem numa velocidade impressionante. Resultado de um mundo globalizado, onde a informação se transformou na moeda corrente.

E, quando o assunto é informação, ou melhor, transmitir informações, nada melhor do que utilizar a tecnologia. A cada dia, mais e mais serviços são disponibilizados por empresas para que as pessoas interessadas tenham acesso à informação de maneira rápida e eficaz.

É inegável que até mesmo o conceito de administração pública tenha ganho adjetivos nunca imaginados antes, como transferência e prestação de contas. Isto vem acontecendo em muitas cidades brasileiras, onde as prefeituras disponibilizam ao município serviços que só eram conseguidos após horas de fila. Outro benefício da informática aliada à Internet é a possibilidade de ter acesso aos atos e contas da atual administração.

Pensar que com um simples click no mouse, todos os interessados no desenvolvimento municipal terão as informações atualizadas através da Internet. Mais do que isto, em breve poderão contar com a emissão de nota fiscal eletrônica, os servidores emitirem seu contracheque online, pedir certidões, emitir boleto para pagamento de taxas, como  por exemplo o imposto predial.

Essas seriam apenas algumas das facilidades da informática. O principal, neste processo é saber com exatidão e transparência os projetos em andamento e decisões tomadas pelo executivo e legislativo da cidade.

Santo Antônio de Lisboa

Atualmente a cidade pode ser conhecida na rede através do site:

www.santoantoniodelisboa.pi.gov.br